top of page
  • Foto do escritoremanuelyhrodrigues

RESENHA DO FILME: EXTRAORDINÁRIO


R.J.Palacio, 13 de julho de 1963, mora em Nova York com marido, os Dois Filhos e com seus dois cachorros. Por mais de 20 anos foi diretora de arte e designer gráfica.

A autora teve a ideia de escrever o livro Extraordinário depois de um encontro em uma sorveteria com uma criança com as mesmas características que Auggie. Extraordinário teve sua publicação dia 14 de fevereiro de 2012 e foi indicado para: Carmegie Medal(2013); Goodreads Choice Awards de melhor infanto-juvenil e infantil (2012); Audie Award for Childrens Titles Ager 8-12 (2013).

O filme fala de um menino chamado Auggie que já fez mais de 20 cirurgias. Ele tem uma irmã e uma cachorra. Ele mora com seus pais.

Sua irmã tinha uma melhor amiga chamada Miranda. Auggie não gostava de ir para a escola, porque tinha medo de sofrer bullying de seus colegas de classe. Mas na escola fez um amigo Jack Will e viraram melhores amigos. Sua irmã Olívia tinha ciúmes de Auggie porque sua mãe dava mais atenção para ele do que para ela. Auggie era muito inteligente e era sempre elogiado pelos professores.

Sua mãe (Isabel Pullman) dedica a vida para cuidar e educar Auggie, juntamente com seu pai (Nati Pullman) que o encoraja e o apoia. Via sua irmã mais velha é deixada de lado desde o nascimento do seu irmão, mas sua avó sempre a acolhia, porém ela faleceu.

Justin e Via se conhecem na faculdade eles se apaixonaram um pelo outro. Miranda sua melhor amiga se afasta dela ao voltar do acampamento de verão. Ao decorrer do ano Auggie gente fez amigos como o Jack Will e Summer, mas sofre bullying por Julian e seus amigos.

Pouco antes de sua viagem sua cachorra Daisy falece magoando a todos. Recuperando-se da morte de Daisy se sente mais confiante consigo mesmo. Ele faz uma viagem com sua escola onde ocorre uma briga com alunos de outra turma, fazendo novos amigos e melhorando sua autoconfiança. Em sua formatura após a viagem recebe uma medalha e Julian é desmascarado e sai da escola.

O filme é bom, pois dá uma reflexão sobre o preconceito, a amizade, união, aceitação e o respeito. Ensina a respeitar o próximo como ele é, e também ensina a não ter ciúmes. A amizade não pode ser falsa, não pode falar das pessoas sem elas escutarem. Além disso nos traz uma reflexão sobre o preconceito já que os alunos tinham um olhar preconceituoso sobre Auggie.


5 Curiosidades sobre o filme

"O Extraordinário" Hoje, iremos contar sobre o filme Extraordinário, de R. J. Palacio.

Conta a história de Auggie, um menino portador da sindrome de Treacher-Collins. Auggie e seus pais enfrentam juntos os desafios de ser diferente num mundo preconceituoso. Olha só as Curiosidades que cercam a produção do filme:


1-Jacob Tremblay passava cerca de duas horas sentado, enquanto uma equipe montava sua caracterização, a cada dia de filmagem. O menininho de onze anos sabe mesmo se comportar como um grande ator, não só na frente das câmeras.


2-A síndrome de Auggie é a de Treacher-Collins. É uma doença genética que afeta geralmente os ossos da face e as orelhas. As pessoas portadoras da síndrome apresentam os olhos inclinados para baixo, o queixo pequeno, perda auditiva e perda da visão. Algumas crianças nascem com uma fenda céu da boca


3- Antes do longa começar a ser gravado, Jacob visitou, em um hospital, crianças que tinham a mesma síndrome do seu personagem. Ele pediu para que lhe enviassem cartas e ele leu todas para conseguir atuar de uma forma mais realista.


4- Julia Roberts (Mãe de Auggie) não foi escolhida pelo papel. mas sim o escolheu. Ela teu o livro de RJ Palacio e gostou tanto que pediu para se incluir no elenco do filme.


5-0 livro começou a ser escrito em 2007 e levou um ano e meio para ser concluído.


Sobre o filme Extraordinário


O filme foi lançado no dia 7 de Dezembro de 2017. Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Auggie Pullman que nasceu com a síndrome de treacher Collins que é uma condição congênita rara, precisou passar por 27 cirurgias. Aos 10 anos, ele finalmente começa a frequentar uma escola regular, como qualquer outra criança, pela primeira vez. No quinto ano, ele precisa se esforçar para conseguir se encaixar em sua nova realidade.


O que aprendemos com esse filme?


O filme Extraordinário nos provoca a pensar na possibilidade de construirmos uma outra sociedade, na qual talvez possamos mudar nosso jeito de ver o ser humano. Sem essa postura, nossos conteúdos são vazios, sem sentido e destinados ao esquecimento pelos próprios estudantes.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page